Gestor Municipal

 

Maria Lúcia Lacerda nasceu em Quiterianopolis - Ceará, primogênita de nove outros irmãos que ajudou a criar e educar. Constituiu família com o ex-vereador e prefeito Chico Bezerra na cidade de Pimenteiras. Lúcia estudou em escola pública a vida toda, sempre foi pela causa social e gostou de cuidar de gente desde muito jovem, se formou em Serviço Social na cidade de Picos, na UNOPAR, se pós-graduou em Gestão Ambiental, como primeira dama da cidade ficou ainda mais latente sua atuação junto a causa social, ainda mais quando se tornou vice-prefeita do prefeito, por dois mandatos, Venício do Ó, seu assessor até hoje! Considerada por muitos como uma “mãezinha”, em 2021 se tornou a primeira mulher prefeita de Pimenteiras e também faz parte da APPM com as outras mulheres prefeitas do estado do Piauí.

 

Biografia completa:

 

Nascida em 15 de setembro de 1961, em Santo Antônio distrito de Quiterianópolis. Primeira filha do casal: da senhora Maria Soares Setúbal (Dona SOCORRO) e senhor Francisco Melo Pereira (CHICO AMÉLIO, in memoriam), foi uma criança cheia de alegria e mimada por seus pais, avós e toda a sua família. Adorava brincar de bonecas, fazer comidinha (as brincadeiras de sua época); e, logo as brincadeiras já ganharam ares de responsabilidade, pois não demorou muito e, rapidinho, ganhou 09 irmãos.

Era óbvio que teria que ajudar seus pais com tarefas de casa e cuidados com os irmãos menores, responsabilidades e tarefas que desenvolve até hoje. Na adolescência, nos tempos de escola, mudou-se com os seus irmãos para a cidade de Independência, apesar de que o tempo para estudar era pouco, porque tinha que tomar conta da casa e cuidar dos irmãos, para que todos fossem à escola, fizessem as tarefas e se dedicassem aos estudos. Alguns foram adiante, hoje são: professores, advogada, historiador; outros, assim como ela, tiveram outra visão, voltaram para o interior e se dedicaram a outras profissões: comerciantes, políticos, servidores públicos e agropecuaristas.

Em certo período de férias, no Piauí, conheceu um rapaz encantador, Francisco Edson Barros Bezerra (CHICO BEZERRA), esse encontro uniu amor, ideais, trabalho e companheirismo, que acompanham o casal onde quer que vá há quase 30 anos. Desta feliz união vieram dois filhos:  JUNIN e MAYARA, além de dois netinhos: IURI e SOFIA.

Após os filhos crescerem, Lúcia Lacerda, que sempre estudou em escola pública, tomada pela ânsia de saber mais a cada dia, deu início a sua vida universitária. Ela retornou os estudos, graduou-se em Assistente Social e não satisfeita com uma única formação, se especializou na área de Gestão Ambiental, fazendo assim sua pós-graduação.

A vocação para trabalhar em benefício da população, seja ela carente ou não, teve influência direta da família paterna, uma herança política que teve influência direta de sua tia e madrinha: Terezinha Lacerda (in memoriam), líder política da região de Independência e Quiterianópolis-Ceará. Sendo assim, podemos dizer que LÚCIA LACERDA já nasceu com vocação política nas veias. Já no Piauí, foi seguidora da liderança de Pedro Alexandrino Nogueira e do deputado federal Genecias Noronha.

Entretanto, entrou mesmo para a política, como companheira fiel do seu esposo na Câmara Municipal de Pimenteiras, legislatura por 02 mandatos de vereador e mais tarde como primeira dama no Executivo, onde desenvolveu um belíssimo trabalho a frente da ação social e demais órgãos; graças ao seu destemor, amor ao trabalho e senso de justiça, traços marcantes que carrega desde criança.

Lúcia Lacerda sempre acolheu mendigos e doentes, até mesmo em sua casa que está sempre de portas abertas ao povo. A frente do Executivo como vice-prefeita de Pimenteiras por dois mandatos não foi diferente, ao contrário, o trabalho de assistência aos necessitados e doentes se intensificaram.

Lucia Lacerda está à frente e arquiteta há mais de 10 anos uma das mais notáveis obras sociais de Pimenteiras: “A SAÚDE DO POVO PIMENTEIRENSE”. A visualizamos com frequência em visitas a hospitais, Secretarias de Saúde, UPAS e postos de atendimento de Pimenteiras e em Teresina. Está à frente de caravanas da saúde, ocular, de combate as endemias, saúde da mulher e demais outras tão importantes quanto. Podemos dizer que Lúcia Lacerda poderia adotar como sua característica principal o “TRABALHO, SERVIÇO E AMOR DEDICADOS AOS POBRES E AOS DOENTES”.

Lúcia Lacerda, como uma boa brasileira, não desiste nunca! Continuou o seu belo trabalho junto à comunidade, exercendo o seu papel de cidadã proativa, que sempre foi. O desejo de transformar Pimenteiras continuou vivo dentro dela. Crente de que a vitória chegaria, com este pensamento e com esta força de vontade, juntamente com o seu braço direito, Venicio do Ó, prefeito de Pimenteiras por dois mandatos, ao qual ela esteve de vice, acreditaram no sonho, sem medir esforços candidatou-se e foi eleita a PRIMEIRA MULHER PREFEITA do Município de Pimenteiras, com uma votação histórica.

Graças ao apoio e confiança depositada a ela, de todas as comunidades Pimenteirenses, hoje nós temos a frente do nosso município uma prefeita determinada, honesta e comprometida com os direitos humanos de cada pimenteirense. Afinal Lúcia Lacerda, conhece e sabe o nome e aonde reside cada pimenteirense, sabe das dificuldades e necessidades que cada pimenteirense precisa e clama.

Os órgãos públicos, as Secretarias, os funcionários efetivos e terceirizados são pessoas de sua confiança e capacitadas para atender e suprir as necessidades da população; todos juntos formam um time para conquistar o melhor para a cidade e a todos os pimenteirenses.

Queremos dizer a prefeita Lúcia Lacerda, que existem mulheres de todos os tipos, e principalmente em Pimenteiras, a grande maioria é do seu tipo: guerreira, batalhadora, determinada, que sabe o que quer e vai à luta! Mulheres incansáveis, que passam o dia inteiro correndo atrás dos seus objetivos e que ainda conseguem se manter lindas e firmes. Mulheres que são mães ou sonham um dia vir a ser, ou ainda aquela que não pôde ser e acaba se tornando mãezona de tantos outros, assim como a prefeita Lúcia Lacerda que é, carinhosamente, chamada por muitos de seus seguidores de: MÃEZINHA.

Parabéns prefeita LÚCIA LACERDA!!!!!, devemos nos orgulhar, porque temos em você uma representante nas urnas, na dignidade e nas lutas por dias melhores. Olhando seu exemplo de lutas, derrotas e conquistas, devemos ter a consciência que não existe nada impossível, que a nossa garra e nosso amor, não possa alcançá-lo! E as mulheres já provam ao mundo que se elas quiserem podem ser: agricultora, faxineira, prefeita, juíza, professora, médica, advogada ou até mesmo Presidente da República, elas podem ser! E são!

Parabéns prefeita Lúcia Lacerda, legítima representante da mulher, seja ela pimenteirense, piauiense, cearense, brasileira ou não. Você representa a beleza a garra, a valentia, o charme, o trabalho, a disposição, a graça de ser MULHER, as vivências e os ensinamentos de quem conhece o cargo que ocupa.

Nossa prefeita é uma exímia mulher do século XXI!

 

Analogias - MARIA LÚCIA DE LACERDA,

  • A bem aventurada
  • Mulher que inspira
  • Mulher decidida, mais que poderosa, simplesmente soberana.
  • Ela é determinada, guerreira, forte e decidida. Se você não consegue fazer o que ela faz, fique na sua calmaria!
  • Mulher poderosa incomoda, mas também impressiona.
  • Não existe força maior no mundo do que a de uma mulher determinada.
  • Ela caminha em paz e tranquila, trabalha, trabalha e o povo agradece!
  • Uma mulher forte sabe que cada obstáculo é uma oportunidade de aperfeiçoamento e crescimento.
  • Mulheres fortes ajudam a construir umas às outras.
  • Mulheres fortes encorajam e incentivam o fortalecimento de outras mulheres!
  • Em meio a dificuldade que se encontra a oportunidade.
  • Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez.
  • Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.
  • Mesmo que algo pareça difícil, nunca desista antes de tentar.
  • Sei aonde vou, e já estou a caminho.
  • Ser grato impulsiona e encoraja a vencer todos os dias.
  • Eu faço da dificuldade a minha motivação
  • Se você quiser se levantar, levante outra pessoa.
  • A melhor maneira de aprender, seja o que for, é fazendo.
  • Seja hoje melhor do que ontem e amanhã, melhor do que hoje.
  • Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
  • O presente é o único momento que temos para fazer algo.
  • Quando estiver triste, ore a Deus, pois é dEle que vem a esperança e a motivação.
  • Quando acabar a motivação e a esperança, lembre-se da Fé. Essa não pode acabar!
  • Motivação e esperança: uma combinação poderosa.

 

 

Texto fonte da biografia: Dra Irene Lacerda

Idealização/resumo/revisão: Monia Nogueira