Pimenteiras é reconhecida com o Selo UNICEF 2021-2024 em solenidade na capital
Visualizações: 23Data: 04/12/2024
Na manhã dessa terça-feira (03/11), Pimenteiras foi contemplada por seu desempenho na melhoria das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, recebendo assim o Selo UNICEF, com ações desenvolvidas entre os anos 2021 a 2024, junto a outros 94 municípios piauienses também aprovados. Na cerimônia, realizada no Teresina Hall, estavam várias autoridades do estado, entre elas: o governador Rafael Fonteles, o chefe do escritório do UNICEF PI, CE e RN, Rui Aguiar, a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, o presidente da APPM e o presidente do TCE-PI.
A comitiva da gestão de Pimenteiras foi ao local para receber a conquista dessa honraria, acompanhando a prefeita Lúcia Lacerda, seus secretários de saúde, educação, assistência social, a articuladora do Selo, a mobilizadora e dois adolescentes do NUCA, além de outros convidados. “Nossa gestão mostra com mais essa conquista, o compromisso ao buscar desenvolver o bem-estar das crianças e adolescentes pimenteirenses”, salientou a prefeita Lúcia.
Para ter acesso a essa certificação no município, foi desenvolvido durante esses quatro anos, pelas Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) local e pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), todas as exigências que o Selo solicitou, tais como: vacinações, controle de adolescentes grávidas, medição do número de crianças registradas com menos de 12 meses de idade, melhorando em pelo menos três indicadores de saúde, educação e proteção contra violência, em comparação à média nacional.
A articuladora do Selo UNICEF local, Alyne Fonseca, agradece a todos os que se empenharam para acessar essa certificação para o município. “Pimenteiras mais uma vez demonstra seu compromisso com essa causa tão importante, e é com grande alegria que agradecemos a todos que contribuíram de alguma forma para tornar este momento possível. Cada esforço, cada ação e cada colaboração foram essenciais para alcançarmos essa conquista. Juntos, estamos construindo um futuro melhor para as nossas crianças!”, disse a articuladora.
O Selo UNICEF é uma iniciativa que envolve a adesão de municípios, capacitações, desenvolvimento de plano de ação, mobilização da comunidade e acompanhamento de indicadores sociais. E uma das atividades que as gestões municipais se comprometem a realizar ao aderir à iniciativa é a criação NUCA, que é um grupo formado por meninas e meninos, de 12 a 18 anos, moradores da cidade.
Redação e revisão: Monia Nogueira