Domingo Marca com Muito Movimento de Visitantes a Disputa Final da 40° Vaquejada de Pimenteiras
Data: 24/06/2024Nos dias 21 a 23 de junho de 2024, Pimenteiras recebeu um grande número de visitantes para acompanhar a 40° Vaquejada da cidade, no Parque de Vaquejada Pantanal. Foram dias de muito movimento, onde as famílias que residem por aqui puderam receber amigos e familiares que moram em outras cidades do Piauí, como também noutros estados do Brasil.
Um período que movimentou economicamente a renda dos pimenteirenses e de autônomos vindos de fora do município, com as diversas barracas de deliciosas comidas regionais, venda de souvenirs da festa (bonés, luvas, cordões e outros objetos típicos), além de atrações para crianças com brinquedos espalhados pelo Parque e a beleza do local, com seu vasto açude tendo espaço para os amantes de lazer como jet sky, que apareceram neste ano. Mas, a grande atração era mesmo assistir os belos cavalos com seus vaqueiros das arquibancas, com a corrida dos vaqueiros e a boiada até a faixa, onde se ouvia o esperado: "valeu boi", quando o vaqueiro tem êxito, mas também o "zero", que é quando o vaqueiro não alcança a meta de derrubar o boi com seu cavalo (e auxiliar) na faixa demarcada, em frente aos juízes.
Uma atração a parte, mas que também chamava a atenção está na história do animal de estimação de uma das modelos e divulgadoras da Vaquejada, pois um de seus cachorros presente em todo o período da competição, o querido Dom, que por raça australiana tem o instinto de pastoreio, ficava tangendo os bois quando demoravam a sair da pista para dar acesso a novos competidores, como que estivesse cumprindo seu papel, sua função. Ela e seu irmão Rodolfo Dantas são figuras presentes nesta vaquejada, ele foi um dos vaqueiros que correu na categoria profissional e amador e conseguiu alcançar o pódio.
A Redação da ASCOM de Pimenteiras se engajou nesse período e observou essa e algumas histórias interessantes de vidas que, em período desta festividade, se voltam a assistir a cidade seja como entretenimento, mas também para suprir a demanda de alimentos para o evento e restaurantes da cidade. A família do administrador Francisco Janielson Pimentel, tem criação de caprinos e bovinos na região da Canabrava, e ele relata que neste período a demanda aumenta em até três ou mais vezes do comum, sendo assim não conseguem suprir os pedidos de empreendedores da cidade, devido tamanha a procura. Já a empresária Denise Dantas, proprietária de um dos restaurantes mais requisitados de Pimenteiras, informou que no domingo a procura foi ainda maior devido a apenas o estabelecimento dela e de outro comerciante terem aberto as portas e ela precisou despensar alguns clientes. Os hotéis da cidade com lotação e os competidores satisfeitos com o atendimento e muitos deles com troféus e a quantia em dinheiro garantida pela vitória alcançada. Dias certamente para se programar e melhorar a renda familiar.
Veja nos cards abaixo o resultado final das categorias deste ano, com seus respectivos campeões: aspirante (com 7 vencedores), aspirante regional (com 11 vencedores), amador (com 4 empates) e profissional (com 17 empatados em primeiro lugar). Nesta segunda-feira (24/06) é o último dia das festividades do padroeiro da cidade, São João Batista, que durante esses dias da temporada da Vaquejada de Pimenteiras divide a atenção do público fiel ao credo católico ou para as atrações no Parque.
Que venha 2025 com mais atrações e renda a todos!!