Coordenação da Educação Especial de Pimenteiras Promove Minicurso ABA e Autismo na Escola
Data: 10/03/2024A Prefeitura Municipal de Pimenteiras em parceria com a Secretaria de Educação por meio da Coordenação da Educação Especial, e com o apoio do CMID e da APAE, realizaram neste sábado(09/03), o Minicurso Análise do Comportamento Aplicado (ABA) e o Autismo na Escola, na Câmara Municipal da cidade.
A ministração ficou por conta da psicopedagoga e especialista em ABA, Jossiane Soares, e contou com a participação dos assistentes educacionais do município, pais de alunos com deficiência, professores das salas de recursos multifuncionais, professores das salas regulares e demais interessados no tema.
A ação foi o início de uma série de formações que irão acontecer ao longo do ano para preparar os profissionais que atuam na educação com crianças com deficiência sob responsabilidade do coordenador da Educação Especial e das professoras do AEE.
A prefeita aproveitou para reiterar seu compromisso com a causa das pessoas com deficiência do município, apresentando a coordenação da Educação Especial como um mecanismo de fortalecimento na promoção de uma educação equitativa e que de fato contribua para ascenção das pessoas com deficiência em todos âmbitos.
O coordenador agradeceu a presença de todos e explicou a importância da capacitação para promoção de ensino de qualidade para as crianças com autismo e destacou que a prefeita não mediu esforços para atender a todas as demandas que se apresentaram após a nomeação dele enquanto coordenador. Segundo ele já são quase 40 crianças atendidas pela coordenação, incluído os serviços do AEE e dos assistentes educacionais. De forma inédita no município, os professores da sala regular podem contar com a orientação dos profissionais da Educação Especial, outro marco importante foi que o município por meio da Secretaria de Saúde estar prestando o serviço de fonoaudiólogo de forma prioritária às crianças com deficiência. Ainda segundo o coordenador, a Prefeitura tem auxiliado as famílias na identificação de crianças com autismo, o que facilita o atendimento precoce e melhores resultados das intervenções.
O coordenador do CMID esteve prestigiando o evento e agradeceu pela empatia demonstrada por todos os presentes. A senhora Joana D'arc na qualidade de mãe atípica, reforçou a importância de momentos como os realizados nesse encontro para apoiar as famílias de crianças com deficiência que na maioria das vezes se sentem inseguras para iniciar o percurso de superação.




