Inaugurado o Programa Justo Acesso e Espaço Cidadania para Ofertar Serviços aos Pimenteirenses
Data: 01/12/2023O Tribunal de Justiça do Piauí inaugurou em Pimenteiras o sexto espaço do Programa Justo Acesso no estado, na manhã desta quinta-feira (30/11), na Rua Vince e Cinco de Julho, no Fórum Desembargador Sátiro Nogueira, com a presença de cidadãos, diversas autoridades locais e estaduais, dentre elas o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, a prefeita municipal, o presidente da Câmara Municipal, vereadores e secretários municipais.
A meta é facilitar e ampliar o acesso à Justiça por meio da realização de atos processuais por videoconferência, como audiências e atendimentos eletrônicos, em cidades que não são sede de comarca. A população terá acesso a serviços como audiências virtuais, consulta processual, balcão virtual, atermação online e atendimento do TJ-PI, consulta processual, SEI, serviços de cartórios extrajudiciais e Delegacia Virtual, que busca integrar diversos serviços do Sistema de Justiça e de órgãos da Administração Pública, como Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública (SSP), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho (TRT22), Tribunal Regional Federal (TRF1) e Ministério Público do Trabalho. A chegada do Justo Acesso é uma grande conquista, dando um novo passo a essa gama de serviços judiciários ofertados de forma mais rápida e com a inclusão, com a total parceria da Prefeitura de Pimenteiras.
A dona de casa Ivani Menezes aproveitou o momento, dentre outros cidadãos, e já usufruiu dos serviços, mencionando o avanço de agora em diante para a cidade. “Antes, era tudo demorado, tínhamos que ir à Valença, Picos ou mesmo Teresina. Hoje recebi a identidade da minha filha e irei receber a minha. Tudo isso vai nos ajudar muito”, concluiu.
Na oportunidade, os vereadores da Câmara dos Vereadores entregaram Títulos Honorários de Cidadãos Pimenteirenses aos: Juiz Auxiliar da Presidência, Luís de Moura, ao Superintendente de Engenharia e Arquitetura do TJ-PI, Otávio Nogueira (filho da cidade) e ao presidente do TJ-PI Hilo de Almeida, que ressaltou o impacto das mulheres a frente dos serviços ofertados à sociedade e como a insistência da prefeita o convenceu a trazer, ainda em 2023, este posto a Pimenteiras.























