Realizada a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Data: 12/10/2023Aconteceu nesta quarta-feira (11/10), a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, na Câmara de Vereadores de Pimenteiras, realizada pela CAISAN Câmara Interministral de Segurança Alimentar e Nutricional, com a parceria da Secretaria de Assistência Social e Prefeitura de Pimenteiras. As palestras foram ministradas pela assistente social Liana Alves e pelo nutricionista Rodrigo Pereira, com a composição CAISAN composta por secretarias e seus secretários, pela prefeita Maria Lúcia de Lacerda e os secretários Marilucia Alexandre, Gilberto Lacerda, Maria do Socorro e Ana Cleide.
De acordo com Marilúcia Alexandre, a Conferência tem o objetivo de discutir as principais medidas para melhoria no âmbito alimentar municipal, promovendo e construindo com compromisso o direito humano à uma alimentação adequada e saudável . "O tema esse ano "Comida de Verdade, Democracia e Equidade. Erradicar a fome e garantir direitos" foi discutido em três eixos relevantes e de grande importância", explicou Marilúcia.
Estiveram presentes autoridades, sociedade civil, entre outros, como o palestrante Rodrigo Pereira no qual falou sobre como ter uma alimentação saudável e balanceada.
A palestra magna ficou por conta de Liana Nunes, onde fez toda explanação sobre o papel da CAISAN, o trabalho de intercetorialidade, que é de grande relevância a parceria, reativação do Consea - Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do município, e a elaboração do Plano municipal de segurança alimentar. Expôs os 3 eixos e convidou para a discussão em grupos, para elaborar as propostas que foram três para o estado e três para o município, em seguida foi realizado a eleição dos delegados titulares e suplentes, onde os mesmos irão participar da Conferência Estadual.
A prefeita Maria Lúcia deu seu parecer sobre a Conferência. "Foi um evento grandioso e proveitoso, estamos caminhando para que dias melhores cheguem também na mesa das famílias dos mais vulneráveis em nossa cidade", concluiu a prefeita.






