Escuta Pública Realizada nesta Quinta-feira para Fomentar a Cultura em Pimenteiras
Data: 10/08/2023O Ministério da Cultura retornou a funcionar no Brasil e, com a aprovação da Lei Paulo Gustavo, a cidade de Pimenteiras já recebeu um repasse de R$ 119 mil. Hoje (10/08), com o intuito de fomentar os fazedores de cultura da cidade, houve uma Escuta Pública pela manhã, no Centro Cultural Cinéas Martins em Pimenteiras.
Durante a consulta pública estavam presentes os fazedores de cultura da zona urbana e rural de Pimenteiras, além de outros interessados para novos projetos. A advogada Dra. Ingrid Persa estava presente e esclareceu como a Lei Paulo Gustavo foi elaborada e como se pode ter acesso a verba a ela destinada. "Quero agradecer a Deus, a esse aporte de recurso do Governo e parabenizar Pimenteiras por ter sido a primeira cidade a enviar o Plano de Ação em todo o estado. Sem medo de errar, Pimenteiras inspira Cultura e foi lembrada até na Bahia como a primeira do Piauí a entregar este Plano e ser aprovado", contou a Dra. Ingrid.
Estavam presentes na consulta pública a sociedade civil, entre eles: músicos, artesãos, cantores, radialistas, fotógrafos, empreendedores, fazedores de cultura já cadastrados, algumas autoridades como a prefeita Lúcia Lacerda, a secretária de Cultura e Turismo Maria Noeme, os vereadores Gean Lucas, Janaína Lacerda, Filho Gomes e o presidente do Conselho de Cultura Wanderson Sousa.
A secretária Noeme contou que quando tiveram notícias desse recurso não pouparam energia para alcançá-lo. "Corremos atrás dessa verba no momento que soubemos da possibilidade de traçar um plano de ação para alcançá-lo e foi exatamente o que fizemos! Conseguimos ser o primeiro município a entregar e ter o repasse da verba autorizada. Sigo o legado do ex-secretário de Cultura Gean Lucas, que praticamente, ativou a área em nossa cidade. Todos que tiverem dentro dos critérios terão acesso ao valor do seu projeto", explicou a secretária Noeme.
O atual vereador Gean Lucas ainda mencionou o aporte que receberão de mais de R$ 1 milhão para reformas no Centro Cultural da cidade. O vereador Filho Gomes também usou o momento para lembrar da importância de fomentar cultura e a prefeita municipal Lúcia Lacerda chamou para união em prol da cultura, além da necessidade à outras áreas que todo o Piauí vem sofrendo. "Lembro aqui que a gestão anterior do ex-prefeito Venício do Ó foi apoiador do fazer cultura em nossa cidade, já que não existia verba naquela época. É uma lástima que um evento como esse não estão presentes todos os fazedores de cultura, pois a ideia era alinhar as regras com todos para desenvolverem esta área em Pimenteiras, independente de ter votado ou não em mim, pois a verba é para todos e não aceito discriminação na minha administração. Queremos é desenvolver mais e mais os setores, seja cultura, educação, saúde, pois há outros setores com repasse de verba atrasados", esclareceu a prefeita Lúcia.













