Curso de Garçom Repleto de Conhecimento e Aulas Práticas
Data: 20/05/2023Aconteceu nesta sexta-feira (19/05), o Curso de Garçom pelo projeto Avança Pimenteiras Social da Prefeitura Municipal de Pimenteiras, através da SMAS pelo seu Centro de Referência da Assistência Social - CRAS.
O palestrante Amaral deu uma verdadeira aula de humildade, técnicas e autoestima aos alunos presentes. O mesmo citou partes de sua vida para dizer que qualquer cidadão que queira, pode alcançar seus sonhos, ele que saiu de vícios à serviço como mordomo de ministro em Brasília (DF). "Ser amável é muito importante na nossa profissão. Na vida de garçom, discussão nunca deve ser utilizada. Uma boa dica também é usar um bloco de notas e confirmar o pedido com o cliente antes de enviar o pedido à cozinha, isso evita muitos contratempos", disse Amaral.
De início, foi explicado como surgiu o termo garçom numa interessante história na França. Um empreendedor francês precisou servir um consommé (sopa) no seu estabelecimento, mas como a demanda foi grande, o empreendedor teve de contratar rapazes, que em em francês escreve-se garçon. Numa mescla de inspirar autoconhecimento, técnicas práticas e de rápida absorção o curso foi levado durante todo o dia, no Centro Cultural Eneas Nogueira, e teve presença da coordenadora do CRAS Suzana Lopes, da secretária de Assistência Social Marilúcia Alexandre, do secretário de Governo Alex Lacerda, do vereador Gean Lucas e apoio da mobilizadora social Thays Miller.
Para a aluna Edna Ferreira, o aprendizado neste curso será muito válido pra sua carreira também como administradora do motel da cidade. "Eu sempre trabalhei com atendimento ao público, trabalhava com meu pai num balneário como atendimento. Já trabalhei com eventos, sempre tive esse contato com o público e como tive restaurante na cidade, trabalhava como garçonete e foi muito bom o conhecimento adquirido aqui", contou Edna.
Ao finalizar, todos receberam certificados e brindes da ação pela secretaria e aitoridades presentes. "É gratificante receber esse curso em nossa cidade, pois precisava muito. Os alunos que fizeram aprimoraram seus conhecimentos e aprendizado, com certeza farão seu trabalho com excelência nos estabelecimentos que já exercem a função. Creio que portas se abrirão para os que precisam de uma oportunidade de trabalho", disse a secretária Marilúcia Alexandre.





















