Palestra sobre Autismo no Mestiço - Abril Azul
Data: 26/04/2023Nesta quarta-feira (26/04), a Prefeitura Municipal de Pimenteiras, através da Coordenação Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência (CMID) - em parceria com a APAE, COMUDE e Secretaria de Assistência Social - realizou na quadra poliesportiva do Mestiço, uma palestra com o psicólogo Cláudio Wesley, do Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS, à comunidade escolar da Lagoa do Sambito.
No local, a temática despertou interesse de um grande público. Estavam presentes profissionais da educação do núcleo 1 e 3, pais, adolescentes e alguns anciãos, além de ser acompanhado pelas gestora municipal Lúcia Lacerda, a assistente social do CREAS Danubia Alves, a diretora social da APAE Joana Darc, o coordenador da COMUDE José Carvalho, a intérprete de LIBRAS do município Ianaria Soares e as diretoras dos núcleos. Joana abriu o evento e agradeceu o empenho de todos a participarem de uma manhã de imersão num tema cada vez mais constante na sociedade, que é o TEA - Transtorno Espectro Autista.
A prefeita Lúcia Lacerda se mostrou otimista com o resultado alcançado nesta manhã muito importante para a inclusão do município de Pimenteiras. "Queremos a participação de todos vocês, seja professor, pais, comunidade, para nos dar informações quanto a necessidade de acessibilidade, a fim de melhorarmos cada dia mais neste aspecto. Felicidade me defini por estar aqui hoje com vocês e poder participar deste momento. Concluo trazendo uma grata novidade que é a 'Prefeitura Intinerante', a ser iniciada em maio deste ano com a presença dos secretários e os serviços diversos que prestamos, indo ao encontro dos munícipes na área rural de Pimenteiras", concluiu a prefeita Lúcia.
O coordenador da COMUDE, José Carvalho, falou da organização, da importância deste evento de conscientização do mês do autismo: 'Abril Azul', fez uma breve explanação sobre o avanço da inclusão no município de Pimenteiras, com a chegada dos equipamentos de mobilidade desde 2019 até 2022 em grande escala, um trabalho realizado pela saúde e os instrumentos de inclusão do município. "Hoje estamos cumprindo uma promessa dita em outro evento com psicólogos em Pimenteiras, o de trazer uma palestra como essa à zona rural para conscientização quanto ao autismo", contou José.
o psicólogo Wesley enfatizou a importância dos professores ficarem atentos para identificar possíveis casos de autistas na comunidade escolar. O mesmo discorreu sobre as possíveis causas que pode detectar o autismo em crianças, tratando-se do atraso na aprendizagem, na fala e em alguns movimentos repetitivos (a ecolalia) que são características apresentadas por pessoas autistas. "Autismo não é doença, mas uma desordem neurológica, que em 81% são fatores hereditários e genéticos. Nos ajudem a trabalhar na prevenção para evitar as comorbidades, desse que é conhecido como TEA. Se for para fazer algo, façam com amor e afeto, pois os autistas percebem a forma de tratamento", explicou o psicólogo.
Uma das mães durante a roda de conversa identificou uma das reações do filho e o que ela faz para acalmá-lo. "Às vezes, meu filho chora muito e ao abraçá-lo, ele vai se acalmando", contou Regicleide, mãe de um autista de suporte 1, com seus 9 anos e estudante da rede pública no Mestiço.
A prefeita Lúcia ainda contou suas expectativas quanto ao aspecto da inclusão na sua gestão. "Um momento como esse deve acontecer sempre em todas as regiões do município para que a inclusão de fato seja alcançada, pelo menos até 90%, até o final do meu mandato. Vocês que são cuidadoras tenham orgulho do seu trabalho, pois ele é muito valioso", finalizou a gestora Lúcia.










