Capacitação Acolhimento de Pessoa com TEA é realizado
Data: 18/04/2023Aconteceu hoje (18/04), diuturno, mais uma ação do projeto Avança Pimenteiras Social realizada na Câmara Municipal dos Vereadores, a capacitação: Acolhimento de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), aos profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social.
A mediadora Ivana Amorim, psicóloga especialista em saúde mental, secretária da mulher de São Raimundo Nonato-PI (dentre outros predicados em seu portfólio), tem uma vasta experiência no trato do TEA e abordou o tema, com maestria, durante toda a palestra dinâmica com os inscritos. Dentre a gama de informação recebida, informou as três leis que os autistas são resguardados, que não existe grau de autismo e sim níveis de suporte que vão do 1 ao 3 (leve, moderado e severo), nos critérios que vão de A a E, onde pode afetar desde um padrão de socialização a ter todos os critérios comprometidos, com esteriotipias diferenciadas - movimentos repetitivos. O foco de trabalho da palestrante Ivana é o cuidado com os pais. "O autismo do seu filho não é culpa sua e nem de ninguém; a inclusão ocorre quando é manifestada a capacidade de notar a beleza das diferenças e a mesmice das semelhancas", explanou Ivana. Ela ainda fez menção a prefeita: "desejo que vocês tenham por muito mais tempo uma gestora mulher".
Coletamos, com alguns participantes suas percepções, sobre o tema abordado, autismo:
"Sou mãe de uma criança autista e diante de muitas situações, afirmo que autismo não pode ser confundido com falta de educação. Aconteceu um episódio que me afastei da minha filha por 5 minutos, para aproveitar o tempo da terapia e ir ao supermercado próximo da Clínica, e ela teve uma crise que me ligaram pedindo pra que eu voltasse com urgência. Durante 8 meses essa situação refletiu na nossa vida, em relação a ter desenvolvido crises e traumas causados por esses 5 minutos de ausência (de alguém da família, no caso eu, a mãe). As pessoas quem tem TEA não podem ser comparadas e nem podemos achar que todos tem um padrão específico pra cada situação, cada um tem sua individualidade, particularidade e é isso que faz deles ÚNICOS ", explicou a mãe e empreendedora Luma Resende.
"O autismo não é considerado como doença, não existe cura, está relacionado a atraso no desenvolvimento. Para o tratamento é por uma equipe multidisciplinar, psicólogo, fonoaudióloga, terapia ocupacional, neurologista, psiquiatra", informou a psicóloga do AMENT Ingrid de Araújo.
"Palestra enriquecedora, trazendo informações e conhecimento necessários a todos os profissionais que trabalham com pessoas autistas, bem como a sociedade como todo", disse a pedagoga Deise Mesquita.
Ao final, houve momento de interação com a palestrante, onde os inscritos puderam tirar a foto oficial, receber seus certificados assinados ali na hora pela psicóloga Ivana, onde aconteceu inúmeras manifestações, para que a mesma venha mais vezes ao município de Pimenteiras, visto que nem a inconstancia na força da energia elétrica na cidade neste dia foi motivo para os presentes desistirem de permanecer no local e desfrutar da totalidade desta imersão.













