Secretaria de Educação realizou: Café da Manhã Inclusivo para Pais dos Alunos público alvo da Educação Especial
Data: 26/03/2025Nesta quarta-feira (26/03), foi realizado um café muito especial, reunindo pais de crianças com deficiência, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O evento contou com a presença de conselheiros tutelares, voluntários da APAE Pimenteiras e membros das Secretarias de Assistência Social e Educação, com destaque para a Coordenação da Educação Especial, sob a organização do coordenador Edigar Gonçalves de Farias Júnior. "Foi uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências, fortalecer parcerias e construir, juntos, um ambiente cada vez mais acolhedor para nossas crianças. Elas têm apresentado avanços significativos com o trabalho do AEE e da Educação Especial na sala de aula regular, graças ao empenho dos professores e assistentes educacionais, mas que sem a participação dos pais será um resultado frágil", disse Edigar.
Com louvor tocado ao vivo, leitura bíblica, a roda de conversa estava num ambiente reflexivo, envolvente e agradável, convidando principalmente as mães a participarem e trocarem vivências com suas experiências a maior tempo vividas, como foi o caso da palestrante Silvana Duarte, com dois filhos autistas já adultos que há mais de 24 anos está na luta para alcançar direitos aos filhos, bem como da outra mãe com pouco tempo de diagnóstico, a exemplo da senhora Emely Rossyele que recentemente recebeu o diagnóstico de seu filho caçula.
Os professores de AEE também tiveram voz e puderam trocar ideia com os pais, assim como a professora Erivalda, mãe da Ana Júlia (criança com paralisia cerebral) que fez uma fala belíssima sobra sua experiência como mãe atípica. Hoje, a cidade de Pimenteiras conta com diversas frentes em apoio às crianças com deficiência, uma delas é o trabalho assistido e com crescente resultado da Prefeitura e da Secretaria de Educação, através da Coordenação da Educação Especial, bem como o trabalho da APAE local que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pimenteiras. Se você tem um filho precisando de atenção específica procure esta Coordenação e tenha mais informações para ajudar seu filho no âmbito educacional e demais orientações ou indicações.
Redação e revisão: Monia Nogueira

































